Reportagem do Rio Vale Jornal sobre participação de Educadores do AABB em curso de treinamento
Educadores do AABB Comunidade participam de curso de treinamento
Evento reuniu representantes de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Cachoeira do Sul
GERAL - 22/03/2014
Ana Souza
ana@riovalejornal.com.br
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O Quiosque da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Santa Cruz do Sul sediou durante a semana, de 17 a 21 de março, o curso de treinamento de educadores dos Programas AABB Comunidade, com objetivo de capacitar os educadores sociais para atuar no programa de integração. O evento reuniu representantes de Santa Cruz, Rio Pardo e Cachoeira do Sul, que atendem, juntos, cerca de 600 crianças.
As aulas – ministradas pelos educadores formadores Ricardo Boaventura da Silva e Taise Cardoso, do Núcleo de Trabalho Comunitário (NTC) da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo – aconteceram no período da manhã e tarde e reuniram em torno de 20 professores da rede municipal de ensino. Também se fez presente a Analista da AABB Comunidade e Federação das AABBs (Fenabb), vinda de Brasília, Selma Pereira da Silva.
Pela primeira vez a analista da Fenabb se fez presente em Santa Cruz, mas já conhecia o Programa AABB Comunidade do município. “O objetivo de capacitar os educadores é que estes sejam os multiplicadores das ações junto às crianças que participam do programa que é desenvolvido pela Fenabb e Fundação Banco do Brasil. Em todo o país temos 400 AABBs que atendem, através do AABB Comunidade, 52 mil crianças, com 3,7 mil educadores e 850 colaboradores. A iniciativa visa tirar a criança da vulnerabilidade e fazer com que esta esteja inserida no contexto da comunidade. Nosso orgulho é ver estas crianças crescerem e se tornarem empreendedoras.”
Taise e Ricardo também estiveram no município pela primeira vez. “Através de uma avaliação feita pelos instituidores, foi observada a carência de compreensão dos princípios norteadores do programa. Foi com este objetivo que estamos ministrando um curso voltado para a compreensão destes princípios e que a partir deste momento os educadores pedagógicos pudessem orientar seu trabalho”, explicam.
As aulas – ministradas pelos educadores formadores Ricardo Boaventura da Silva e Taise Cardoso, do Núcleo de Trabalho Comunitário (NTC) da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo – aconteceram no período da manhã e tarde e reuniram em torno de 20 professores da rede municipal de ensino. Também se fez presente a Analista da AABB Comunidade e Federação das AABBs (Fenabb), vinda de Brasília, Selma Pereira da Silva.
Pela primeira vez a analista da Fenabb se fez presente em Santa Cruz, mas já conhecia o Programa AABB Comunidade do município. “O objetivo de capacitar os educadores é que estes sejam os multiplicadores das ações junto às crianças que participam do programa que é desenvolvido pela Fenabb e Fundação Banco do Brasil. Em todo o país temos 400 AABBs que atendem, através do AABB Comunidade, 52 mil crianças, com 3,7 mil educadores e 850 colaboradores. A iniciativa visa tirar a criança da vulnerabilidade e fazer com que esta esteja inserida no contexto da comunidade. Nosso orgulho é ver estas crianças crescerem e se tornarem empreendedoras.”
Taise e Ricardo também estiveram no município pela primeira vez. “Através de uma avaliação feita pelos instituidores, foi observada a carência de compreensão dos princípios norteadores do programa. Foi com este objetivo que estamos ministrando um curso voltado para a compreensão destes princípios e que a partir deste momento os educadores pedagógicos pudessem orientar seu trabalho”, explicam.
AVALIAÇÃO
Conforme a coordenadora do Programa AABB Comunidade em Santa Cruz e também representante da Secretaria Municipal de Educação (Smec), Lisandra Faccin, a iniciativa é marcada por uma oportunidade de desenvolver a sensibilidade para auxiliar as crianças inseridas no programa. “Queremos que elas encontrem o prazer de interagir socialmente através do brincar e de participar das atividades lúdicas e interativas. Nós educadores também precisamos trabalhar estas necessidades e estes momentos nos fortalecem. Os professores são muito capacitados e pró-ativos e o curso é fundamental para trocar ideias entre as outras AABBs e todo educador precisa fazer uma reflexão sobre como está o processo de aprendizado.”
Fotos: Ana Souza
Curso esteve voltado para coordenadores pedagógicos e educadores do AABB Comunidade
Evento reuniu participantes de Santa Cruz, Rio Pardo e Cachoeira do Sul
Lisandra Faccin, Selma Pereira da Silva, Ricardo Boaventura da Silva e Taise Cardoso: trabalho em conjunto no AABB Comunidade
O curso
A metodologia do curso é sustentada por uma concepção de educação que privilegia a construção coletiva do conhecimento e favorece o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, a autonomia, e a consolidação da cidadania. A prática pedagógica foi orientada por métodos que contemplem abordagens multirreferenciais; considerem a complexidade dos fenômenos estudados; despertem a curiosidade epistemológica; valorizem o diálogo entre educadores e educandos sobre ideias, conceitos e práticas; possibilitem reflexões e ações permeadas pela criticidade; reconheçam e respeitem a diversidade e resultem em aprendizagens significativas.
O enfoque é teórico e como público de interesse estão coordenadores pedagógicos e educadores do programa. A aulas somaram 40h – 8h diária – e a avaliação de reação foi aplicada ao final do curso, contemplando questões sobre adequação dos conteúdos, atividades e recursos; ambiente; atuação dos educadores; organização; expectativas e autoavaliação da participação. Foram realizadas avaliações informais sobre o processo de ensino-aprendizagem como um todo, ao início e ao final dos encontros de cada dia.
O enfoque é teórico e como público de interesse estão coordenadores pedagógicos e educadores do programa. A aulas somaram 40h – 8h diária – e a avaliação de reação foi aplicada ao final do curso, contemplando questões sobre adequação dos conteúdos, atividades e recursos; ambiente; atuação dos educadores; organização; expectativas e autoavaliação da participação. Foram realizadas avaliações informais sobre o processo de ensino-aprendizagem como um todo, ao início e ao final dos encontros de cada dia.
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