EDUCANDOS E EDUCADORES SOCIAIS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTA CRUZ DO SUL, QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA AABB COMUNIDADE/SEE, REALIZAM CURSOS SOBRE INSERÇÃO JUVENIL NA ECONOMIA DIGITAL



Desde a criação da internet cada vez mais pessoas utilizam esta tecnologia para se comunicar, seja com a família, amigos ou com clientes. Com a facilidade de acesso a smartphones e outros dispositivos móveis esta comunicação aumentou ainda mais e hoje a maior parte do mundo está conectada. Pensando nisso, empresas começaram a criar sites, páginas em redes sociais e aplicativos para vender seus produtos ou oferecer seus serviços. Também cada vez mais é possível ver jovens empreendedores, que sabem usar os recursos da internet para gerar renda para si e para suas famílias.

Conforme Danielle Gomes - Analista Educacional da CESAR School, ao perceber esta tendência e, com o intuito de ensinar adolescentes a entrarem neste mundo digital, “o CESAR, instituto de referência nacional em inovação, empreendedorismo e educação, firmou parceria com a Fundação Banco do Brasil, em outubro de 2017, para a implementação do projeto Inserção Juvenil na Economia Digital (IJEDi). O IJEDi tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais voltadas para a inserção socioprodutiva na economia digital. E dessa forma atuar nas AABB Comunidades, com o público jovem de 14 a 17 anos, apresentando novas formas de trabalho e tecnologias que estão sendo exigidas no mercado. Além das habilidades técnicas, o projeto tem o intuito de trabalhar as habilidades socioemocionais tão necessárias para adentrar em qualquer carreira nos dias atuais”. 

Mesmo em tempos de Coronavírus o projeto segue ativo e o Programa AABB Comunidade/SEE, de Santa Cruz do Sul, foi um dos escolhidos para participar do Piloto 2. Danielle explica que “o IJEDi passou pela etapa de Estudo Exploratório e Piloto 1 (NE) e atualmente está na fase Piloto 2 (Sul), onde as AABB da Região Sul e uma AABB na Região Centro-Oeste foram contempladas de acordo com critérios fundamentais para a acolhida do projeto. O Piloto 2 (Sul) teve início em 2020 e tem tido o apoio da Coordenadora Lisandra Faccin e a participação ativa dos Educadores Sociais para a implementação na AABB Santa Cruz do Sul. No primeiro momento os Educadores Sociais tiveram acesso a nossa plataforma e puderam realizar os seguintes cursos: Formação de Educador Social, Economia Digital, Empreendendo na Era Digital e Produção de Aplicativos. O próximo passo será viabilizar o acesso dos jovens a plataforma de cursos. Na AABB de Santa Cruz do Sul, iniciamos o contato com alguns alunos da Escola Harmonia que já estão realizando os mesmos cursos citados".
Tela inicial na qual educandos e educadores acessam aos cursos do Projeto IJEDi
Para o educador social da Secretaria Municipal de Educação, que também dá oficinas no Programa AABB Comunidade/SEE de Santa Cruz do Sul e um dos responsáveis pelo projeto com os educandos, Eduardo Soares, “o projeto de inserção na economia digital se encaixa perfeitamente nas novas demandas dos nossos jovens, estamos em um novo momento do mercado de trabalho e as relações estão mudando. Nesse momento surgem novas oportunidades para os jovens empreenderem e se inserem nesse mercado, e se faz necessário que eles estejam preparados para isso”.

Já a educadora social, Cláudia Goldschmidt, que junto ao Eduardo é responsável pelo projeto no município, fala sobre como tem sido, para os educadores da Secretaria Municipal de Educação, vinculados ao Programa AABB Comunidade/SEE, a experiência de realizar os cursos “para mim, fazer os cursos de Economia Digital foi gratificante e muito proveitoso e, com certeza, será muito útil no decorrer das experiências que teremos com os nossos educandos, durante o andamento do projeto. Achei a linguagem bem interessante e motivadora, nos desafiando a saber mais. As atividades, jogo da memória e caça-palavras foram super interessantes, assim como o Quiz de perguntas. Isso tornou o curso muito agradável. Espero agora poder contribuir para o conhecimento e desenvolvimento dos nossos educandos”.
Um dos exemplos de caça-palavras, encontrado em um dos cursos
Sobre o engajamento dos educadores, que aproveitam o período de isolamento social e restrições de convívio para se capacitarem, Danielle enfatiza: “tem sido maravilhoso ver o engajamento dos Educadores Sociais nesta fase. Ouvir deles o quão é importante aprender esse tipo de conteúdo, que estão se atualizando, especialmente no cenário que estamos atravessando, é muito gratificante. Estar aberto às novas ferramentas tecnológicas e novas maneiras de se trabalhar é um desafio que estamos superando juntos. Estamos felizes com o caminho que estamos trilhando e ansiosos para as próximas etapas do projeto”.
Educadores Sociais em videoconferência com Danielle, do CESAR

EDUCANDOS TAMBÉM JÁ TEM ACESSO AOS CURSOS
Desde a última semana alguns educandos, selecionados na Secretaria de Educação pelo Programa AABB Comunidade-SEE, estão realizando os cursos. Os 40 educandos contemplados são das EMEFs Harmonia, Dr Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand e Frederico Assmann. Alguns alunos que têm acesso à internet em suas casas conseguiram dar início às atividades e aprender sobre as ferramentas de maneira remota, mas sempre com auxílio dos educadores e da equipe do CESAR School.
Danielle em contato com educandos, no início de um dos cursos
Um dos educandos já se destacou no curso, ao auxiliar na resolução de um problema encontrado em um caça-palavras dentro de um dos cursos. Victor dos Santos dos Reis, aluno do 9 ano da EMEF Harmonia, diz que está “achando o projeto muito legal, está me ajudando a escolher o que vou querer para o meu futuro. E sobre ajudar a resolver a questão lá no curso, foi muito bacana, é sempre bom receber elogios e poder auxiliar”.

Victor não conseguia acessar o caça-palavras na íntegra, em seu Smartphone

Mas encontrou, logo na sequência uma configuração que resolveu a questão
E logo o caça-palavras apareceu na sua totalidade

Victor dos Santos dos Reis, participando do projeto IJEDi de sua casa. Ele acessa os cursos através de seu Smartphone
Os cursos seguem sendo realizados pelos educandos e educadores da Secretaria Municipal de Educação, vinculados ao Programa AABB Comunidade/SEE. Cada um realiza as atividades de casa e sana dúvidas através de grupos de WhatsApp. Assim que as aulas voltarem, haverá encontros presenciais para realização das atividades. 

Estamos todos (educandos e educadores) muito felizes por fazer parte do Piloto 2 deste projeto que tem tanto a agregar no futuro dos adolescentes e futuros empreendedores digitais. 

Comentários