EDUCANDOS E EDUCADORES SOCIAIS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTA CRUZ DO SUL, QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA AABB COMUNIDADE/SEE, REALIZAM CURSOS SOBRE INSERÇÃO JUVENIL NA ECONOMIA DIGITAL
Desde a
criação da internet cada vez mais pessoas utilizam esta tecnologia para se
comunicar, seja com a família, amigos ou com clientes. Com a facilidade de
acesso a smartphones e outros dispositivos móveis esta comunicação aumentou
ainda mais e hoje a maior parte do mundo está conectada. Pensando nisso, empresas começaram a criar
sites, páginas em redes sociais e aplicativos para vender seus produtos ou
oferecer seus serviços. Também cada vez mais é possível ver jovens
empreendedores, que sabem usar os recursos da internet para gerar renda para si
e para suas famílias.
Conforme Danielle Gomes - Analista
Educacional da CESAR School, ao perceber esta tendência e, com o intuito de
ensinar adolescentes a entrarem neste mundo digital, “o CESAR, instituto de
referência nacional em inovação, empreendedorismo e educação, firmou parceria
com a Fundação Banco do Brasil, em outubro de 2017, para a implementação do
projeto Inserção Juvenil na Economia Digital (IJEDi). O IJEDi tem como objetivo
desenvolver tecnologias sociais voltadas para a inserção socioprodutiva na
economia digital. E dessa forma atuar nas AABB Comunidades, com o público jovem
de 14 a 17 anos, apresentando novas formas de trabalho e tecnologias que estão
sendo exigidas no mercado. Além das habilidades técnicas, o projeto tem o
intuito de trabalhar as habilidades socioemocionais tão necessárias para
adentrar em qualquer carreira nos dias atuais”.
Mesmo em
tempos de Coronavírus o projeto segue ativo e o Programa AABB Comunidade/SEE,
de Santa Cruz do Sul, foi um dos escolhidos para participar do Piloto 2.
Danielle explica que “o IJEDi passou pela etapa de Estudo Exploratório e Piloto
1 (NE) e atualmente está na fase Piloto 2 (Sul), onde as AABB da Região Sul e
uma AABB na Região Centro-Oeste foram contempladas de acordo com critérios
fundamentais para a acolhida do projeto. O Piloto 2 (Sul) teve início em 2020 e
tem tido o apoio da Coordenadora Lisandra Faccin e a participação ativa dos
Educadores Sociais para a implementação na AABB Santa Cruz do Sul. No primeiro
momento os Educadores Sociais tiveram acesso a nossa plataforma e puderam
realizar os seguintes cursos: Formação de Educador Social, Economia Digital,
Empreendendo na Era Digital e Produção de Aplicativos. O próximo passo será
viabilizar o acesso dos jovens a plataforma de cursos. Na AABB de Santa Cruz do
Sul, iniciamos o contato com alguns alunos da Escola Harmonia que já estão
realizando os mesmos cursos citados".
![]() |
Tela inicial na qual educandos e educadores acessam aos cursos do Projeto IJEDi |
Para o educador social da Secretaria
Municipal de Educação, que também dá oficinas no Programa AABB Comunidade/SEE
de Santa Cruz do Sul e um dos responsáveis pelo projeto com os educandos, Eduardo
Soares, “o projeto de inserção na economia digital se encaixa perfeitamente nas
novas demandas dos nossos jovens, estamos em um novo momento do mercado de
trabalho e as relações estão mudando. Nesse momento surgem novas oportunidades
para os jovens empreenderem e se inserem nesse mercado, e se faz necessário que
eles estejam preparados para isso”.
Já
a educadora social, Cláudia Goldschmidt, que junto ao Eduardo é responsável
pelo projeto no município, fala sobre como tem sido, para os educadores da
Secretaria Municipal de Educação, vinculados ao Programa AABB Comunidade/SEE, a
experiência de realizar os cursos “para mim, fazer os cursos de Economia
Digital foi gratificante e muito proveitoso e, com certeza, será muito útil no
decorrer das experiências que teremos com os nossos educandos, durante o
andamento do projeto. Achei a linguagem bem interessante e motivadora, nos
desafiando a saber mais. As atividades, jogo da memória e caça-palavras foram
super interessantes, assim como o Quiz de perguntas. Isso tornou o curso muito
agradável. Espero agora poder contribuir para o conhecimento e desenvolvimento
dos nossos educandos”.
![]() |
Um dos exemplos de caça-palavras, encontrado em um dos cursos |
Sobre
o engajamento dos educadores, que aproveitam o período de isolamento social e
restrições de convívio para se capacitarem, Danielle enfatiza: “tem sido
maravilhoso ver o engajamento dos Educadores Sociais nesta fase. Ouvir deles o
quão é importante aprender esse tipo de conteúdo, que estão se atualizando,
especialmente no cenário que estamos atravessando, é muito gratificante. Estar
aberto às novas ferramentas tecnológicas e novas maneiras de se trabalhar é um
desafio que estamos superando juntos. Estamos felizes com o caminho que estamos
trilhando e ansiosos para as próximas etapas do projeto”.
![]() |
Educadores Sociais em videoconferência com Danielle, do CESAR |
EDUCANDOS TAMBÉM JÁ TEM ACESSO AOS CURSOS
![]() |
Danielle em contato com educandos, no início de um dos cursos |
Um
dos educandos já se destacou no curso, ao auxiliar na resolução de um problema
encontrado em um caça-palavras dentro de um dos cursos. Victor dos Santos dos
Reis, aluno do 9 ano da EMEF Harmonia,
diz que está “achando o projeto muito legal, está me ajudando a escolher o que
vou querer para o meu futuro. E sobre ajudar a resolver a questão lá no curso,
foi muito bacana, é sempre bom receber elogios e poder auxiliar”.
![]() |
Victor não conseguia acessar o caça-palavras na íntegra, em seu Smartphone |
![]() |
Mas encontrou, logo na sequência uma configuração que resolveu a questão |
![]() |
E logo o caça-palavras apareceu na sua totalidade |
![]() |
Victor dos Santos dos Reis, participando do projeto IJEDi de sua casa. Ele acessa os cursos através de seu Smartphone |
Os cursos seguem sendo realizados
pelos educandos e educadores da Secretaria Municipal de Educação, vinculados ao
Programa AABB Comunidade/SEE. Cada um realiza as atividades de casa e sana
dúvidas através de grupos de WhatsApp. Assim que as aulas voltarem, haverá
encontros presenciais para realização das atividades.
Estamos todos (educandos
e educadores) muito felizes por fazer parte do Piloto 2 deste projeto que tem
tanto a agregar no futuro dos adolescentes e futuros empreendedores digitais.
Comentários
Postar um comentário