Crianças do Programa AABB Comunidade participam da Palestra Estética, Canto e a Música Guarani


No dia 20 de Abril, turmas do Programa AABB Comunidade participaram da Palestra "Estética, Canto e Música Guarani", que faz parte do Seminário Imagens e palavras nas aprendizagens interculturais com os Mbyá Guarani.

A ideia para o Seminário surgiu, a partir, do livro e exposição fotográfica produzida pelos fotógrafos Danilo Christidis (não-indígena) e Vherá Poty (indígena). A relação entre ambos começou em 2008.

(Quando) Danilo Christidis começou a visitar Vherá Poty em sua aldeia a fim de ensiná-lo a fotografar. Não demorou para que os papeis se invertessem. Poty se mostrou um fotógrafo talentoso e então passou a ensinar Danilo a como perceber sua cultura, costumes e formas de pensar o mundo. O território guarani se estende no Brasil por toda a região sul e sudeste. Embora restritos a diminutas áreas de moradia, os territórios de vida e circulação desse coletivo indígena abrange as florestas subtropicais, onde aprenderam a conviver em íntima comunhão com as matas que os alimentam e os justificam. Os sete anos de registros fotográficos, a partir de uma relação de aprendizagens mútuas entre os fotógrafos (...), resultaram em um livro e uma exposição. (...) Tanto o livro quanto a exposição revelam, através de uma narrativa fotográfica, o cotidiano do povo Mbyá - do amanhecer ao anoitecer.
As crianças que foram acompanhadas pelas Educadoras Cláudia Goldschmidt e Joice Heming, além da estagiária de Psicologia Gisela, puderam tirar dúvidas, bem como conhecer e apreciar objetos e acessórios da cultura indígena.

E ainda como parte da Programação do Seminário, dentro do Projeto Cultura na Escola, os educandos visitarão a exposição fotográfica na Casa das Artes Regina Simonis.

No dia 20 de Abril, turmas do Programa AABB Comunidade participaram da Palestra "Estética, Canto e Música Guarani", que faz parte do Seminário Imagens e palavras nas aprendizagens interculturais com os Mbyá Guarani.A ideia para o Seminário surgiu, a partir, do livro e exposição fotográfica produzida pelos fotógrafos Danilo Christidis (não-indígena) e Vherá Poty (indígena). A relação entre ambos começou em 2008.(Quando) Danilo Christidis começou a visitar Vherá Poty  em sua aldeia a fim de ensiná-lo a fotografar. Não demorou para que os papeis se invertessem. Poty se mostrou um fotógrafo talentoso e então passou a ensinar Danilo a como perceber sua cultura, costumes e formas de pensar o mundo. O território guarani se estende no Brasil por toda a região sul e sudeste. Embora restritos a diminutas áreas de moradia, os territórios de vida e circulação desse coletivo indígena abrange as florestas subtropicais, onde aprenderam a conviver em íntima comunhão com as matas que os alimentam e os justificam. Os sete anos de registros fotográficos, a partir de uma relação de aprendizagens mútuas entre os fotógrafos (...), resultaram em um livro e uma exposição. (...) Tanto o livro quanto a exposição revelam, através de uma narrativa fotográfica, o cotidiano do povo Mbyá - do amanhecer ao anoitecer.As crianças que foram acompanhadas pela Educadora Joice puderam tirar dúvidas, bem como conhecer e apreciar objetos e acessórios da cultura indígena. 

Comentários