AABB Comunidade/AJUSC... Um tatame de histórias pra contar!

O dia 4 de Julho de 2015 foi muito especial para nossos educandos do Programa AABB Comunidade, pois tiveram o prazer de, pela primeira vez, participar de uma competição de Judô, Copa da Cidadania. Um evento promovido pela AJUSC/UNISC, realizado nesta tarde de sábado nas dependências da Associação Campestre AABB Santa Cruz do Sul. Cerca de 150 crianças e adolescentes participaram do evento que contou com a presença do Bicampeão Mundial João Derly, ainda o Secretário da Educação Nasário Bohnen, a Coordenadora do AABB Comunidade Lisandra Faccin e o Presidente da AABB Sr. Mário Kops.

Parabéns galerinha! Vocês são demais!




















SAIBA MAIS:

As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

Ippon: o objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra. 

Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.

Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto.

Koka: menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não gera o final da luta, embora ele seja cumulativo.

Proibições

No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.

Comentários