Prefeitura e AABB Comunidade realizam atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, através do projeto “Craques da Bola: Cidadãos do Amanhã”, da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte e, Programa AABB Comunidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu pelo segundo ano consecutivo atividades de conscientização alusivas ao  Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil, lembrado em 18 de maio.

Na tarde desta segunda-feira, na sede campestre da AABB, em Linha João Alves, estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Menino Deus, Guido Herberts e Bom Jesus participaram das atividades lúdico-recreativas e esportivas. O foco era a conscientização e orientação sobre o tema, alertando da necessidade de prevenção, como o cuidado e supervisão dos pais e responsáveis pelas crianças a adolescentes. Também foi ressaltada a importância de realizar denúncias em casos de suspeita de abuso ou exploração sexual. Além das atividades de conscientização, foram realizados momentos de entretenimento com jogos pedagógicos, futebol, vôlei e oficinas de artes.

A iniciativa contou com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica). Profissionais dos programas “Craques da Bola: Cidadãos do Amanhã” e AABB Comunidade, além de voluntárias do Lions Clube Santa Cruz Centro foram parceiros no evento. 

Conforme a coordenadora do Programa de Integração AABB Comunidade e orientadora educacional/Smec, Lisandra Faccin, durante a semana o tema foi amplamente trabalhado com as crianças e adolescentes atendidas pelo programa. “O programa AABB Comunidade atende em torno de 300 crianças e em 2014 realizamos o evento com foco nas palestras. Hoje fizemos a exibição de um vídeo educativo da campanha Carinho de Verdade que mostra cantores famosos ressaltando a importância deste tema. Exibimos um vídeo sobre os cuidados que as crianças e adolescentes devem ter em relação ao abuso sexual. Nosso objetivo é chamar a atenção para a gravidade do assunto, além de enfatizarmos os cuidados que devem ser tomados quando à exposição de fotos nas redes sociais.”

O psicólogo do Esporte, Flávio Ramon, destacou a importância das parcerias para abranger ainda mais os cuidados sobre a questão. “Existe uma época da vida adequada para viver a sexualidade, que é na fase adulta. O vídeo que exibimos mostra que devemos dizer não ao abuso sexual infantil e, além de enfatizar esta questão também procuramos trazer atividades recreativas para as crianças.”

Parceria – Presente no evento o presidente da Associação Atlética do Banco do Brasil, Mário Kops, destacou que o foco é apoiar iniciativas que venham a colaborar com o desenvolvimento da comunidade. “Todas as ações que trazem como foco fazer o bem levam a parceria da AABB, através da Fundação do Banco do Brasil. No Brasil são 400 AABB's, 48 no RS. E este tema deve ser amplamente divulgado para evitarmos o abuso sexual contra as crianças e adolescentes.”
    
Santa Dalla Costa Moritzen, do Lions Clube Santa Cruz do Sul Centro, frisou a preocupação em estarem inseridos nas causas sociais. “Sempre buscamos estar envolvidos nas questões que buscam resultados positivos para a comunidade santa-cruzense.”

Origem da data – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído  por meio da Lei Federal 9.970/2000. A data é em memória da menina  Araceli Cabrera Crespo que aos 8 anos foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo, em 1973. No dia 18 de maio o desaparecimento da menina completa 42 anos, sendo que o caso foi encerrado sem nenhuma punição. Os acusados foram presos, julgados e absolvidos, o processo foi arquivado pela Justiça. A morte de Araceli foi um dos casos mais chocantes de violência contra a criança no Brasil.


  
 Programas “Craques da Bola: Cidadãos do Amanhã” e  AABB Comunidade firmaram parceria para lembrar a data














 Crianças participaram de atividades lúdico-recreativas e esportivas na sede da AABB








Comentários